A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga as escolas a realizar, no Dia Nacional da Saúde (5 de agosto), eventos para orientar alunos sobre a prevenção de doenças e serviços de diagnóstico e de cuidados disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
O relator, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), propôs um novo texto reunindo o conteúdo do Projeto de Lei (PL) 2614/20, do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG) e do apensado, PL 5088/20.
As propostas alteram a Lei 5.352/67, que instituiu o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao nascimento do médico e cientista Oswaldo Cruz (1872-1917), pioneiro da medicina sanitária no Brasil.
“Os autores pretendem incluir informações que contribuam para a melhora efetiva dos hábitos de saúde dos alunos. A primeira proposta se limita a doenças virais, enquanto o apensado é mais abrangente”, explica Calil.
“Os projetos trazem conhecimento de como funciona a rede do SUS, essencial para construir não apenas condutas mais saudáveis, mas para possibilitar que os brasileiros passem a valorizar o sistema como patrimônio, a apreciá-lo e a defendê-lo”, concluiu.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara dos Dep... Cancelada audiência sobre impacto orçamentário de programa de ajuda ao setor de eventos
Câmara dos Dep... Projeto proíbe isenção de ICMS sobre exportação de animais vivos
Câmara dos Dep... Maior parcela das emendas parlamentares ao Orçamento é destinada à saúde e a transferências para municípios
Câmara dos Dep... Transferências especiais para municípios passam de R$ 2 bi em 2021 para R$ 8 bi em 2024
Câmara dos Dep... Pessoas com Síndrome de Down vêm à Câmara defender seus direitos e pedem combate ao preconceito
Câmara dos Dep... Projeto obriga bancos a oferecerem número de telefone para atendimento humanizado de idosos 
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 34°
Chuvas esparsas



