Segunda, 05 de Outubro de 2026
25°C 38°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Adiada votação do fim do ICMS para trânsito de produto da mesma empresa

Foi adiada para o dia 3 de maio a votação do projeto de lei que acaba com a cobrança de ICMS sobre mercadorias que saem do depósito em um estado e ...

25/04/2023 às 18h20
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O relator, senador Irajá, defendeu a aprovação da proposta "o mais rápido possível" - Waldemir Barreto/Agência Senado
O relator, senador Irajá, defendeu a aprovação da proposta "o mais rápido possível" - Waldemir Barreto/Agência Senado
Foi adiada para o dia 3 de maio a votação do projeto de lei que acaba com a cobrança de ICMS sobre mercadorias que saem do depósito em um estado e vão para uma loja da mesma rede varejista em outro estado. O PLS 332/2018 — Complementar foi retirado da pauta de votações desta terça-feira (25) a pedido do senador Wellington Fagundes (PL-MT), com apoio de Jayme Campos (União-MT) e Margareth Buzetti (PSD-MT). O relator do projeto é o senador Irajá (PSD-TO). — É um projeto que corrige uma distorção. Ele impede que se cobre o ICMS em produtos de um mesmo estabelecimento comercial que são transportados de um estado para o outro, ou seja, de uma matriz para uma filial, por exemplo. É uma simples transferência de estoque. Muitas vezes a empresa tem mercadoria estocada há meses, talvez anos, e não vende naquele estado. Mas, ao transferir essa mercadoria para outro estado, ele pode vendê-lo. O fato é que o ICMS é cobrado nessa transferência de mercadoria entre estoques do mesmo estabelecimento comercial, o que configura claramente a bitributação, e quem paga essa conta é o consumidor final — explicou o relator. Wellington Fagundes disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que essa mudança na cobrança do ICMS só deve valer a partir de 2024, para que estados e empresas tenham tempo de se adaptar. Por sua vez, Irajá afirmou que o STF determinou que a alteração tem que ser feita pelo Parlamento e defendeu a aprovação da matéria o mais rápido possível. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apoiou o relator, mas a votação acabou sendo adiada. Lei Kandir Atualmente a Lei Kandir (Lei Complementar 87, de 1996) determina a incidência de ICMS no momento da saída de mercadoria do estabelecimento, ainda que para outro estabelecimento do mesmo proprietário. O projeto retira a possibilidade de essa cobrança ser feita quando da transferência entre estados da mercadoria para estabelecimento do mesmo titular. Além disso, o texto deixa claro que não há “fato gerador do imposto” apenas com a movimentação de produtos entre estabelecimentos do mesmo dono. Nesse caso, será mantido o crédito tributário em favor do titular.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
33°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 38°

36° Sensação
16.67km/h Vento
49% Umidade
32% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
06h53 Pôr do sol
Ter 38° 26°
Qua 38° 26°
Qui 39° 25°
Sex 38° 26°
Sáb 38° 27°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 4,99 -4,40%
Euro
R$ 5,60 -4,64%
Peso Argentino
R$ 0,00 -6,25%
Bitcoin
R$ 450,889,20 +0,97%
Ibovespa
208,506,77 pts 8.53%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio