Sábado, 27 de Junho de 2026 09:45
(xx) xxxxx-xxxx
Geral Geral

Milhares de pessoas ficam sem energia após temporal em São Paulo

Durante a terça-feira, o Corpo de Bombeiros informou ter atendido200 chamadospara quedas de árvores na capital paulista e um caso de desabamento. U...

10/01/2024 12h36
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Dezenas de milhares de pessoas na cidade de São Paulo amanheceram, nesta quarta-feira (10), sem energia elétrica, após fortes chuvas nesta terça-feira. Segundo a Enel, concessionária responsável pelo abastecimento na capital paulista e parte da região metropolitana, 0,6% da base de clientes foi afetada pelas chuvas, o que seria equivalente a aproximadamente 70 mil pessoas.

No entanto, pela manhã a Enel informou que havia restabelecido o serviço para 60% dos clientes que enfrentaram problemas. A concessionária diz que os ventos chegaram a 76 quilômetros por hora. “Vale ressaltar que, em muitos pontos, as quedas de árvores destruíram trechos inteiros da rede e que o trabalho de reconstrução em cada uma dessas ocorrências é complexo e muitas vezes demorado, pois envolve a substituição de cabos e postes, entre outros equipamentos”, diz a empresa pelas redes sociais.

Transtornos

Durante a terça-feira, o Corpo de Bombeiros informou ter atendido 200 chamados para quedas de árvores na capital paulista e um caso de desabamento. Um homem morreu em Moema, na zona sul, ao ser atingido por um cabo de energia.

À noite, as chuvas continuaram causando transtornos. De acordo com os bombeiros, foram registradas mais 44 quedas de árvores na cidade.

Previsão

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê que a partir do meio da tarde e início da noite desta quarta-feira a capital paulista deve ser atingida por pancadas de chuva, com rajadas de vento e raios. O órgão municipal faz a previsão de temporais nos fins de tarde também para quinta (11) e sexta-feira (12).

Falta de luz recorrente

Em dezembro de 2023, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) apontou para irregularidades e negligências cometidas pela concessionária entre 2018 e 2023. O relatório diz que, além de negligente, a empresa concessionária foi ineficiente na prestação dos serviços, principalmente depois do apagão de 3 de novembro. Na ocasião, alguns bairros chegaram a ficar mais de quatro dias sem luz. A qualidade do serviço de energia elétrica prestado pela Enel também é alvo de CPI na Câmara Municipal de São Paulo.

Na ocasião da divulgação do relatório da Alesp, a Enel afirmou por nota que desde que adquiriu a Eletropaulo em 2018, a companhia tem realizado uma média anual de investimentos da ordem de R$ 1,35 bilhão por ano, contra cerca de R$ 800 milhões por ano investidos pelo controlador anterior. "Em 2022, foram aportados R$ 1,96 bilhão, volume recorde de investimento destinado, principalmente, à digitalização e automação da rede elétrica, à expansão da capacidade do sistema de distribuição e à execução de obras estruturais como construção de novas subestações e modernização das subestações existentes".

A Enel informou também que esses investimentos levaram a uma melhoria dos indicadores de duração e frequência das interrupções de energia medidos pela Aneel. Entre 2017 e 2022, a duração das interrupções reduziu 47%, enquanto o número de vezes em que o cliente fica sem energia caiu 46%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Boa Vista, RR
Atualizado às 07h01
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.63 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (16.32mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Segunda (29/06)

Mín. 23° Máx. 31°

Chuva
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio