Sábado, 27 de Junho de 2026 09:41
(xx) xxxxx-xxxx
Geral São Paulo

Espaço público em Itu ganha Polo de Turismo e Gastronômico

Obras são construção de quiosques, sanitários e sistema de lazer; investimento do Governo de SP foi de mais de R$ 2 milhões O post Espaço público e...

10/01/2024 13h37
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Secom SP
Itu
Itu

A Estância Turística de Itu inaugurou na terça-feira (9) uma obra com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – Dadetur, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur- SP). Trata-se da Criação do Polo Turístico e Gastronômico na Avenida Francisco Ernesto Fávero em Itu, convênio que foi assinado em dezembro de 2021 no valor de R$ 2,1 milhões em recursos do estado.

A obra consiste na construção de cinco quiosques de 47m² cada, sanitários e sistema de lazer. Além de aprimoramentos urbanísticos, a nova obra busca um aquecimento econômico pelo estímulo às atividades turísticas e gastronômica no município.

A cidade emprega cerca de 12 mil pessoas. Deste total, cerca de 13% estão relacionados ao setor de turismo, movimentando cerca de R$ 1,1 bilhão por ano. De acordo com dados estimados pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, cerca de 1,2 milhão de visitantes passam pela cidade durante o ano.

“Agora com as obras na Avenida Francisco Ernesto Fávero, favorecendo o Turismo Gastronômico, o município de Itu vai crescer muito além das grandes atrações locais, como o famoso Orelhão de sete metros de altura, conhecido nacionalmente”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Esta é uma cidade turística plena de atrativos, pois o visitante logo percebe que está em uma cidade que teve importância crucial na história do País. Não só as fazendas de café, ligadas à economia exportadora por quase dois séculos, mas o Museu Republicano, onde houve a Convenção de Itu (em 1873), em pleno Segundo Império, que acabou lançando as bases para a futura República.

É também conhecida como a “Roma Brasileira”, uma vez que abriga o melhor do Barroco paulista, e somente na região central destacam-se as construções que fazem parte do Turismo Religioso ituano, como a Matriz de Nossa Senhora da Candelária (de 1780), a Igreja do Bom Jesus e o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus (1765).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Boa Vista, RR
Atualizado às 07h01
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.63 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (16.32mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Segunda (29/06)

Mín. 23° Máx. 31°

Chuva
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio