Terça, 06 de Outubro de 2026
25°C 39°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Medida provisória aumenta salário mínimo para R$ 1.320 a partir de maio

Depositphotos Novo salário mínimo já está em vigor A Medida Provisória 1172/23 reajusta o salário mínimo para R$ 1.320 a partir de 1º de maio de ...

02/05/2023 às 07h20
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Novo salário mínimo já está em vigor - (Foto: Depositphotos)
Novo salário mínimo já está em vigor - (Foto: Depositphotos)

A Medida Provisória 1172/23 reajusta o salário mínimo para R$ 1.320 a partir de 1º de maio de 2023. O valor diário corresponderá a R$ 44, e o valor horário, a R$ 6. A MP, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1º).

O reajuste será de 1,38% em relação ao valor vigente em abril (R$ 1.302) e de 8,91% em relação a dezembro de 2022 (R$ 1.212,00). O valor de R$ 1.320 está previsto no atual Orçamento, mas acabou adiado pelo governo em quatro meses porque não permitiria pagar os benefícios previdenciários durante todo o ano.

O Poder Executivo anunciou ainda que enviará ao Congresso uma proposta com uma política permanente de reajuste do salário mínimo, válida a partir de 2024. Como já previsto atualmente, os estados e o Distrito Federal poderão ter salários mínimos locais e por categoria profissional maiores do que o valor nacional.

Tramitação
A MP 1172/23 já está em vigor, mas terá de ser analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
30°
Tempo nublado

Mín. 25° Máx. 39°

32° Sensação
22.21km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
06h53 Pôr do sol
Qua 38° 28°
Qui 39° 26°
Sex 38° 26°
Sáb 38° 27°
Dom 38° 26°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 4,96 -0,77%
Euro
R$ 5,59 -0,30%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 452,895,98 +0,41%
Ibovespa
206,911,89 pts 7.7%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio