Sexta, 26 de Junho de 2026 06:26
(xx) xxxxx-xxxx
Cidades Rio de Janeiro

Defesa Civil de Nova Iguaçu ensina voluntários a agirem em casos de emergência com produtos químicos

Cerca de 30 voluntários da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu (SMDC-NI) participaram, nesta terça-feira (9), do curso “Primeira Re...

12/05/2023 14h50
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

Cerca de 30 voluntários da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu (SMDC-NI) participaram, nesta terça-feira (9), do curso “Primeira Resposta à Emergência com Produtos Perigosos”, promovido pelo órgão, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A atividade foi realizada na sede do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), em Campos Elíseos, Duque de Caxias, e faz parte do Programa de Capacitação e Treinamento do Centro de Treinamento para Emergências e Desastres (CETRED) da Defesa Civil.

Produtos perigosos são todas as substâncias capazes de expor algum risco para a segurança pública, a saúde da população ou para o meio ambiente. Com a capacitação desta terça, os alunos conheceram as placas indicativas de risco dos produtos químicos, aprenderam sobre os riscos e, em casos de acidentes, sobre como adotar medidas preventivas de segurança do entorno, isolamento e solicitação do socorro especializado.

“Produtos químicos de classificações diversas, como explosivos, inflamáveis, tóxicos, oxidantes e infectantes, são matéria-prima de indústrias espalhadas pelas cidades e seu transporte pelas rodovias de todo o país merecem atenção redobrada quanto aos acidentes”, alerta o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

Este foi o primeiro de sete cursos que o centro de treinamento irá oferecer aos voluntários ao longo de 2023. Antes disso, em abril, a Defesa Civil promoveu, em parceria com a Escola de Governo, uma aula inaugural com o curso “Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, no qual foram abordados os processos de percepção de risco, monitoramento meteorológico, sistemas de alerta, resiliência em desastres, serviço voluntário, ações integradas com agências públicas e não governamentais e, por fim, a articulação dos sistemas nacional, estadual e municipal de defesa civil e dos setores da sociedade, visando o desenvolvimento da resiliência.

“Retomar nossa agenda de atividades de capacitação e treinamento de nossos voluntários é fundamental para que cada vez mais pessoas possam adquirir e transmitir conhecimentos, formando uma grande rede de proteção em nossa cidade”, afirma o secretário.

Desde 2017, a Defesa Civil de Nova Iguaçu já realizou mais de 50 cursos, com emissão de aproximadamente 2.200 certificados, sempre tendo como característica principal o estabelecimento de parcerias institucionais e com a sociedade civil organizada, criando um espaço propício para o compartilhamento de conhecimento e informação com o objetivo da redução do risco de desastres. Esses cursos são possíveis graças à integração e parceria com outros setores e instituições, como: Escola de Governo, Secretaria Municipal de Educação, Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do CBMERJ, Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Governo Federal (CPRM), 4º Grupamento de Bombeiros Militar – Nova Iguaçu, Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro e Centro de Treinamento Especializado em Segurança no Trabalho – CTEST.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Boa Vista, RR
Atualizado às 04h01
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
2.8 km/h Vento
92% Umidade do ar
93% (1.37mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)

Mín. 23° Máx. 29°

Chuva
Domingo (28/06)

Mín. 23° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio