Quarta, 01 de Julho de 2026 21:18
(xx) xxxxx-xxxx
Geral Geral

Reforma tributária: IVA Dual parece ter mais aceitação, diz deputado

Reginaldo Lopes coordena o grupo de trabalho que elabora proposta

30/05/2023 15h30
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Agência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A ideia de uma reforma que unifique alguns tributos com o Imposto sobre o Valor Agregado, proposta chamada deIVA Dual, tem sido mais bem aceita nas discussões da reforma tributária, segundo o coordenador do grupo de trabalho que elabora a proposta na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes.

O parlamentar participou do evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília, nesta terça-feira (30), em Brasília.

Há quem defenda oIVA Único, que substituiria cinco impostos federais, estaduais e municipais, enquanto oIVA Dual resulta em um tributo federal e um de competência estadual e municipal.

"Muitos governadores defendem o IVADual e muitos prefeitos defendem o IVA Dual. Quem defende o IVA Único não rejeita o IVADual, então é provável que passe o IVA Dual mesmo", conclui Lopes.

No evento, o deputado confirmou que a reforma vai mudar o local da cobrança do tributo para onde o consumidor vive. A medida foi defendida pelos prefeitos no evento.

Reginaldo Lopes disse ainda que não haverá perda de arrecadação com a reforma, preocupação apontada por governadores na semana passada. "Há uma câmara de compensação nos próximos quarenta anos, entao o niel de arrecadação será corrigido por uma câmara de equalização de receitas. Então ninguém perde, todos ganham. Agora, tem estados que ganham mais e tem estados que ganham menos"..

O deputado reafirmou que o relatório do grupo de trabalho vai ser entregue no dia 6 de junho e deve ser votado antes do recesso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Boa Vista, RR
Atualizado às 20h01
25°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 32°

26° Sensação
2.91 km/h Vento
79% Umidade do ar
10% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/07)

Mín. 23° Máx. 32°

Tempo limpo
Sexta (03/07)

Mín. 23° Máx. 32°

Chuva
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio