Sexta, 26 de Junho de 2026 06:27
(xx) xxxxx-xxxx
Cidades Nova Iguaçu - RJ

Plantio de Oitis e a troca de novas palmeiras imperiais iniciam comemorações pelos 25 anos de fundação do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu fez duas ações ambientais neste sábado (27), quando se comemora o Dia da Mata Atlântica. Uma foi o plantio de quatro Oi...

01/06/2023 14h40
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

A Prefeitura de Nova Iguaçu fez duas ações ambientais neste sábado (27), quando se comemora o Dia da Mata Atlântica. Uma foi o plantio de quatro Oitis na Rua Otávio Tarquino, no Centro, que vão substituir as árvores da mesma espécie que foram envenenadas e mortas no local, em dezembro do ano passado. A segunda atividade foi a substituição de duas palmeiras imperiais no Paço Municipal, que estavam doentes e apresentavam risco de queda.

“Nossa cidade possui 66% de áreas de proteção ambiental e metade de seu território é composto por floresta em pé. Esses são alguns dos motivos para Nova Iguaçu celebrar o meio ambiente. A população precisa proteger o que ainda existe e vamos recuperar o que foi degradado. Estamos colocando mais verde nesta cinza do centro de Nova Iguaçu para criar consciência de uma cidade sustentável”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Iguaçu, Fernando Cid, que coordenou as ações com apoio da Guarda Municipal Ambiental.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

Os quatro oitis plantados são de espécie da Mata Atlântica que estão ameaçadas. Para Sidney Lima, atendente comercial dos Correios, onde há uma agência em frente a dos novos oitis, a iniciativa da Prefeitura é importante para a preservação do meio ambiente também em áreas urbanas.

“Muitas árvores acabam sendo envenenadas e temos que ajudar nesse combate. Vamos cuidar dessas plantas e fazer parte desse projeto. A cidade fica mais verde e mais bonita”, destacou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

As ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura continuam na próxima segunda-feira (29). Um novo plantio será realizado, desta vez em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas irão plantar mudas às margens do rio Botas. Esta é uma campanha de educação ambiental que tem por objetivo desestimular o descarte irregular de lixo no local.

No domingo seguinte (4), ciclistas da cidade e de diversas regiões irão se encontrar na sede da Prefeitura e fazer um passeio até o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O início da atividade está previsto para às 7h30. Para quem prefere encarar trilhas, a opção é a Travessia Vulcão x Parque, um percurso que exige preparo físico e determinação para vencer a subida da Estrada da Rampa, passa pela Pedra da Contenda – uma das formações rochosas formadas pelo extinto vulcão iguaçuano – e cruza a floresta em direção ao Parque. A saída está agendada para 7h, na UNIG. Quem preferir uma trilha mais light poderá fazer a caminhada com partida no bairro Caonze.

Quem chegar ao Parque poderá descansar curtindo diversas apresentações musicais do projeto Música na Natureza, realizado pela SEMAM em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). No dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal completará 25 anos. E como a ocasião é de festa, presentes não irão faltar. A unidade terá a portaria reformada, assim o banheiro para os visitantes e o guarda-corpo da represa, um dos locais com as mais belas paisagens para quem gosta de fazer registros fotográficos.

O Parque também ganhou três novos veículos que serão utilizados no trabalho de fiscalização e monitoramento desta e de outras unidades de conservação do município: uma picape 4×4, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, e duas motocicletas oriundas de uma medida compensatória. O próximo passo será a reforma da sede do Parque.

As comemorações terminam no fim de semana seguinte e serão repletas de boa música. No sábado (10), haverá mais uma edição do “Música na Natureza”, desta vez no Campo do Marambaia, próximo à Tinguá, onde também será realizada a Festa da Roça, evento organizado em conjunto com os agricultores da região. No domingo (11), um tributo a Belchior encerra as celebrações pela Semana do Meio Ambiente. O evento acontecerá na Serra do Vulcão, das 16h às 20h, e o público poderá contemplar o pôr-do-sol diretamente do Mirante da Igrejinha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Boa Vista, RR
Atualizado às 04h01
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
2.8 km/h Vento
92% Umidade do ar
93% (1.37mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)

Mín. 23° Máx. 29°

Chuva
Domingo (28/06)

Mín. 23° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio