Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda em adultos e crianças, segundo o Boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo monitoramento feito por pesquisadores da fundação, a maioria dos estados tem registrado menos ocorrências de SRAG causadas por covid-19. Já nas crianças, o principal causador da síndrome é o vírus sincicial respiratório (VSR), cujos registros também estão em queda.
Apesar da tendência positiva, o boletim alerta que Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul mantêm tendência de alta nos casos de SRAG. Quanto a Minas Gerais, o aumento recente na população infantil pode estar associado ao crescimento do rinovírus e do metapneumovírus.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, as ocorrências de SRAG com causa viral foram distribuídas da seguinte forma: 8,0% para influenza A, 3,8% para influenza B, 35,1% para VSR e 23,1% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Quanto a mortes por SRAG viral, o coronavírus continua em destaque, com 45,7% de prevalência.
Amazonas Semana Santa: FVS-RCP alerta sobre cuidados na compra e consumo de pescados
Amazonas Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado
Saúde Dengue: boletim aponta tendência de queda dos indicadores no Rio
Amazonas Fundação de Medicina Tropical participa de estudo internacional sobre à Tuberculose
Saúde Campanha de vacinação contra gripe começa segunda-feira em São Paulo
Saúde Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 29°
ChuvaMín. 23° Máx. 29°
Chuvas esparsas



