Quarta, 24 de Junho de 2026 16:31
(xx) xxxxx-xxxx
Direitos Humanos Direitos Humanos

Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai a sanção

Proposta foi aprovada no Senado por votação simbólica

17/08/2023 13h00
Por: JOÃO MARCELINO/REDAÇÃO Fonte: Agência Brasil
© Arquivo Agência Brasil
© Arquivo Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que prevê o pagamento de auxílio-aluguel, por até seis meses, para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O texto, que altera a Lei Maria da Penha, recebeu o parecer favorável da relatora, a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). A proposta foi aprovada por votação simbólica, sem manifestações contrárias. O texto seguiu à sanção presidencial.

“Trata-se de disposição que reforça a proteção conferida pela Lei Maria da Penha às vítimas para que, mediante tal auxílio, possam encontrar moradia e guarida adequadas quando se depararem com situações de ameaça, hostilidade e violência que tornem necessária a saída de seus lares”, justificou Buzetti.

O auxílio-aluguel deverá ser pago pelos estados, municípios ou Distrito Federal com os recursos destinados à assistência social. Já a decisão de pagar o aluguel deve partir do juiz responsável pelo caso de violência doméstica.

Segundo a relatora, a limitação de seis meses permite a viabilidade da medida. “O prazo máximo de seis meses de duração para o auxílio-aluguel demonstra sua natureza temporária e delimita seu impacto financeiro orçamentário”, justificou Margareth.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública estimou que cerca de 18,6 milhões de mulheres foram vítimas de violência no Brasil em 2022. Em média, as mulheres vítimas de violência foram agredidas quatro vezes ao longo do ano passado. Entre as divorciadas, a média foi de nove agressões em 2022 .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Anúncio
Boa Vista, RR
Atualizado às 15h01
31°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

34° Sensação
4.37 km/h Vento
58% Umidade do ar
100% (5.1mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 23° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Sexta (26/06)

Mín. 23° Máx. 29°

Chuva
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio