
Com o intuito de prevenir as doenças causadas pelo mosquitoaedes aegypti, foi realizada, nesta segunda-feira, 22, e terça-feira, 23, em todo Complexo Penitenciário de Rio Branco, uma ação de borrifação dentro dos prédios e também na parte externa do local. A ação é feita pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, em parceria com o governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

O supervisor geral da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Ronielle Freitas, explicou que o foco maior da ação, é fazer a eliminação do mosquito vetor-transmissor da dengue. “Aqui no presídio foi solicitado por meio de um ofício para fazer a borrifação no local. Então, nós viemos aqui para fazer um bloqueio, é uma rápida interrupção da transmissão do mosquito”.

A ação começou pelo Presídio Antônio Amaro Alves, depois seguiu para a Unidade de Recolhimento Provisório (URP), Unidade de Regime Fechado (URF) e, por último, Presídio Feminino. A borrifação foi realizada primeiro dentro dos prédios, incluindo as celas, e depois seguiu para a parte externa.

Jonys Araújo, diretor interino do Presídio Feminino, destacou a importância da ação dentro da Unidade prisional. “Nos ajuda muito, tanto em relação a saúde das presas, quanto dos servidores. Além disso, quando as detentas ficam doentes e precisam ser levadas para as Unidades de saúde, tem a questão de segurança e toda uma logística, o que demanda um esforço muito grande por parte da Unidade e do Estado, para as saídas externas, e trabalhando assim, de forma preventiva, é sempre muito melhor”.

Alexandre Nascimento, Presidente do Iapen, agradeceu à Prefeitura de Rio Branco por proporcionar essa ação dentro do sistema penitenciário. “A gente tem notado o aumento dos casos de dengue na cidade, então, gerou uma preocupação por parte da gestão, na qual se viu necessário realizar uma formalização, um ofício para a prefeitura, para que a gente investisse nessa ação e, de certa forma, trabalhasse o lado preventivo na questão da saúde de cada um que vive e trabalha nesse ambiente. Então eu agradeço por terem atendido ao nosso pedido”, destacou.
Amazonas Operação Calvário: Polícia Civil prende grupo criminoso por falsificar e vender atestados médicos e certidões de óbito
Amazonas Corpo de Bombeiros resgata duas vítimas presas nas ferragens de caminhão na avenida do Futuro
Amazonas CIF: Ações de fiscalização notificam cinco estabelecimentos em Manaus
Amazonas Detran-AM e Sejusc firmam parceria para revitalizar unidade do PAC em Parintins
Grandes Investimento Torre de treinamento do Corpo de Bombeiros simboliza compromisso do Estado com segurança e bem-estar da população acreana
Aparelhamento Segurança Pública investe mais de R$ 350 mil em radiocomunicadores
Amazonas Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por estupro da sobrinha de 12 anos
Organização Comissão do curso de formação para candidatos aprovados no concurso do Iapen e Polícia Penal se reúne para planejamento de ações
REENCONTRO Com ajuda da PM, família do Ceará consegue localizar vendedor de frutas no Acre após mais de 40 anos sem contato Mín. ° Máx. °





